Sozinha mundo afora

Para mulheres que viajam sozinhas

Viajando Sozinha

Um dia acontece que a vontade de viajar é maior que a barreira de não ter companhia.
Começa como uma coceirinha atrás da orelha, um incômodo, um pensamento fora do lugar e vai crescendo, tomando forma.
Só de curiosidade, você começa a olhar pacote de viagens, a querer saber como foi a viagem de fulano e beltrano, a fazer planos.
Se você se encontra nesse estágio e resolveu procurar no Google por dicas de como viajar sozinha, espero que aqui encontre as respostas.

Acredito que a parte mais fácil é decidir que você vai viajar mesmo sozinha. Decidiu isso? O resto é apenas detalhe técnico.

As dicas a seguir nasceram exclusivamente da minha experiência, não tome ao pé da letra porque cada pessoa é única, e vivencia as coisas de sua própria maneira, mas acredito que minha experiência pode ser o seu norte, um ponto de partida para sua própria aventura.

1- Informe-se sobre o lugar.
Infelizmente é verdade, o mundo é machista. Mulher viajando sozinha precisa tomar mais cuidados que homem viajando sozinho, eu gostaria muito que o mundo não fosse assim, mas ele é. Para não entrar em roubadas, informe-se sobre o lugar que você vai, leia historias de quem já foi, busque descobrir sobre os costumes, leia o jornal local pela internet, enfim, obtenha informações, isso ajuda a chegar mais preparada.

2- Tenha em mente o que você pretende com essa viagem.
Você quer uma viagem para esquecer um pouco seus problemas? Para paquerar? Para encontrar o amor da sua vida? Para esquecer o amor da sua vida? Para aprender sobre novas culturas? Para fotografar? Para fazer mais amigos? Todas as alternativas?
Para encarar uma viagem sozinha é preciso que você faça um exercício de auto conhecimento: Por que você quer viajar? Qual o propósito da viagem?
Parece coisa de maluca controladora, mas ter em mente o que você quer e quais experiências quer vivenciar ajuda a escolher o lugar certo, conversar com pessoas afins e se hospedar e lugares que afinam com o que você precisa.
Imagina que você, por exemplo, quer paz e tranquilidade para, digamos, começar a escrever. Você vai ter paz e tranquilidade num hotel cheio de estudantes que fazem festa a noite inteira?
Ou digamos que você queira cair na balada, conhecer gente, paquerar, e acaba caindo numa pousada para recém casados em lua de mel…
Viajar tendo em mente o tipo de viagem que você quer, ajuda a planejar.

3- Planejar, planejar, planejar.
Você está por conta, sozinha, independente. Precisa planejar. O dinheiro precisa durar toda a viagem, o orçamento não pode estourar, os imprevistos devem ter sido calculados no orçamento, enfim. Quanto mais cedo você planejar, mais chances terá de ter prazeres com sua viagem solo.

4- Abra-se.
Para mim, o mais gostoso de viajar, o que me motiva a continuar arrumando malas, é o prazer de conhecer lugares, pessoas, costumes novos. Já ouviu aquela frase do poeta carioca Gentileza “gentileza gera gentileza”? De uma forma geral pessoas sentem-se orgulhosas de apresentarem sua cidade a visitantes. De uma chance às pessoas. Converse com os nativos do lugar, ande me transporte publico, peça informações. Usando o bom senso, você irá conhecer e enriquecer muito sua experiência e vivência na viagem.
Se você só pegar taxi, tiver medo de conversar com qualquer um que não seja funcionário do hotel ou policial, a possibilidade da sua viagem ser super chata é muito grande. Para fazer novas amizades é preciso estar aberta ao novo, aceitar o novo.
Fazer passeios é uma forma ótima de conhecer pessoas. Normalmente, as amizades cultivadas de dia num passeio, serão sua companhia para a balada da noite, ou a turma do almoço ou jantar. Sem contar que você pode pegar ótimas dicas de outros passeios, e já pode ir descartando aqueles que são pura roubada.
E por falar em roubada, conhecer os nativos também é uma ótima – senão a única – maneira de fazer passeios mais baratos que os oferecidos pelos guias turísticos.
A parte boa de viajar sozinha é justamente não ter amarras e impedimentos, você pode acordar toda manhã e decidir seu itinerário. E se você for como eu, vai achar o maximo descobrir maneiras diferentes de fazer as coisas.

Essas dicas ajudaram?

4 comentários em “Viajando Sozinha

  1. Chiara
    29 de dezembro de 2017

    simmmm, ajudaram! tem algum lugar que voce recomende para viajar? quero viajar sozinha, conhecer novos lugares e novas pessoas. Ver coisas que ainda não vi.. Sou do rj, já fui a Macéio mas procura lugares no Brasil em que eu vá me surpreender. Máceio foi incrível, amei minha experiência por lá

    Curtir

  2. Nilda Brandão
    29 de dezembro de 2017

    Oi Chiara!
    Oi amei a Chapada diamantina, na Bahia! não sei que tipo de viagens vc gosta de fazer, mas se for algo em contato profundo com a natureza, longe de praia, eu recomendo a chapada, tem post meu falando da experiencia, tanto da chapada diamantina na Bahia, como a chapada dos veadeiros, em Goiás. A oportunidade de conhecer muita gente legal nesses lugares é enorme!

    Curtir

  3. Érica Raimundo
    1 de abril de 2018

    Ualll.. achei sei blog pro acaso procurando sobre as Chapadas e estou me encorajando a encarar essa viagem solo.. Se tudo der certo em setembro vou encarar essa travessia comigo mesma rsrs. Agora resta a dúvida Diamantina ou Veadeiros rsrs

    Curtir

    • Nilda Brandão
      1 de abril de 2018

      Oi Érica,
      que bom que meu blog te ajudou de alguma forma. Viajar sozinha é uma libertação. As duas chapadas são incriveis, qualquer que vc escolha será bem escolhida, não tenha duvida disso.
      Boa viagem, e volta pra contar como foi.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 2 de fevereiro de 2013 por em Dicas e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: