Sozinha mundo afora

Para mulheres que viajam sozinhas

Seis bilhões de nós mesmos

Em 2011 em São Paulo, fui ver a exposição “Seis bilhões e outros”, no Masp.

IMG_0103Era uma exposição curiosa, pois expunha pessoas.

Nós.
Os 6 bilhões de habitantes do planeta Terra.
Eu sentei num banco e diante de mim, foram apresentados vídeos.
Pessoas, de todo o planeta, falavam de coisas comuns a todo mundo: família, emprego, casamento, filhos, sonhos, medos…
Entre rir de um ou outro tipo engraçado, de um ou outro sotaque esquisito, de repente me vi prestando atenção e algo incrível aconteceu.
Percebi que todas aquelas pessoas, de países muito diferentes, que nunca se viram, e provavelmente nunca se conhecerão, tinham histórias bem parecidas, inclusive com a minha história.
De repente, não sei como, aquelas pessoas deixaram de ser estranhas, porque eu me identifiquei com vários relatos, me emocionei com várias declarações e ri, fiquei séria, interagi com pessoas cujo idioma eu nem saberia dizer qual era.
E então, aconteceu que eu notei que as pessoas são muito parecidas, têm a mesma forma de pensar na família, têm crenças parecidas, sentem parecido… E, naquele tempo que eu passei no Masp, o mundo deixou de ser um lugar cheio de pessoas estranhas, e ficou pequeno, ficou humano.
E talvez seja por isso que eu gosto de viajar. Porque no fim das contas, o que importa mesmo são as pessoas que vamos conhecendo no caminho. O lado humano do planeta.
Quando estava na ilha de Boipeba-BA, perguntei a um rapazinho que conheci, qual o lugar da ilha que ele mais gostava e ele, após pensar um pouco, disse:
– É onde posso encontrar com meus amigos.
Dizem que no início, o planeta todo era uma extensão de terra só e por algum motivo, foi separado. Vai ver isso explica por que, mesmo tendo nascido em lugares mais diversos do globo terrestre, o sentimento das pessoas, com relação ao que realmente importe, seja tão parecido. Separou-se a terra geometricamente, mas nossa essência, quem sabe, continue unida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 13 de fevereiro de 2013 por em Geral e marcado , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: