Sozinha mundo afora

Para mulheres que viajam sozinhas

Salvador – Jam no Mam

A Jam no Mam é, para mim, o programa imperdível do sábado a noite em Salvador, para quem gosta de musica instrumental, que une Jam sessions de Blues, Jazz, mesclado com o melhor da cultura brasileira, baião, samba, frevo, salva… tudo junto e misturado, bem como é a cara da bahia, do Brasil.

Mas falar da Jam tem que abrir um parênteses para falar do museu de arte moderna – MAM e sua sede, o Solar do Unhão. (Avenida do contorno, S/N).

O solar do unhão é uma construção que data do século XVIII, fantástica, com vista para a baia de todos os santos. É formada pelo solar (que hoje abriga o museu de arte moderna), a senzala (que hoje é um café super charmoso), uma capela  e um cais. No terreno também abriga um flamboyant magnifico e florido. Ele já foi de tudo: de casa para endinheirados a armazém para distribuição de mercadorias.

O programa do sábado é apreciar e se maravilhar com o por do sol e aguardar a Jam session logo depois que o sol se vai. Enquanto aguarda, pode sentar no café e pedir uma das delicias do cardápio, olhando aquele marzão tranquilo e lindo. (Os mais sensíveis conseguem sentir uma certa melancolia no lugar, quando caminham pelos corredores onde um dia, muitos escravos eram trancafiados para dormir depois da labuta diária.), ou visitar a exposição no MAM, que por acaso é de graça.

Mais ou menos quando o sol se põe começam a venda de ingresso para a Jam (R$ 7,00 – estudante paga meia). Aí é comprar ingresso, sentar numa cadeirinha e aguardar pelo maior, mais incrível, delicioso e surpreendente seção de musica instrumental ao vivo.

Musicos de todo canto de salvador, do Brasil (já vi músicos de São Paulo, RJ, Fortaleza…) e do mundo (já vi gringo de tudo que é lugar) vem dar uma canja e tudo vira uma festa linda!

Nessa ultima Jam, uma menininha de 12 anos subiu no placo e encantou todo mundo tocando sucessos de antigos carnavais com sua guitarra baiana.

A Jam no Mam é bem a cara de Salvador: Alegre, miscigenada, contagiante, linda, supreendente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 6 de junho de 2015 por em Salvador - BA e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: